O Brasil é um país com uma diversidade cultural ampla e variados aspectos envolvem esse tema. O conhecimento dessa característica plural do nosso país é importante para consolidar o fazer democrático. A escola exerce uma função determinante nesse processo, estabelecendo conexões entre o que se aprende na sala de aula e a vida social dos alunos.
A pluralidade cultural tem o desafio de respeitar e valorizar os diferentes grupos que compõem a cultura brasileira, incentivando o convívio dessas diferentes características e fazendo disso um fator de enriquecimento cultural, valorizando a identidade cultural de cada grupo que compõe o mosaico étnico brasileiro.
A pluralidade cultural tem o desafio de respeitar e valorizar os diferentes grupos que compõem a cultura brasileira, incentivando o convívio dessas diferentes características e fazendo disso um fator de enriquecimento cultural, valorizando a identidade cultural de cada grupo que compõe o mosaico étnico brasileiro.
A escola tem um papel fundamental nesse processo. Um importante passo nesse sentido foi à inserção da pluralidade cultural como um dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Trabalhar a pluralidade cultural dentro da escola significa caminhar para o reconhecimento e a valorização das diferenças culturais. Essa proposta, porém, retrata muitas dificuldades. Exatamente por existir na cultura brasileira pessoas com diferentes etnias, crenças religiosas, orientações políticas, entre outros aspectos. Diante desse cenário de diversidade, a escola entra em confronto com valores e características diversas. Com isso, surge o grande desafio da escola de como conciliar a pluralidade cultural diante da existência de valores culturais particulares.
Torna-se evidente que o educador deve atuar como mediador desse processo, estabelecendo uma relação de troca, de compartilhamento, a fim de valorizar a cultura particular do aluno e os valores culturais da sociedade, promovendo uma relação entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e a realidade histórica e cultural dos alunos. Para que isso ocorra, é importante que o professor esteja sempre atento às atitudes do grupo, aceitando críticas, sugestões e acima de tudo promovendo debates, contribuindo para a formação crítica dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário